28 dezembro 2007

Governos de direita arruinam Alentejo

O interior do país tem sido sempre ignorado pelo poder central em Portugal. Contudo o Alentejo tem sido por razões óbvias (o seu forte pendor progressista e democrático) alvo de politicas altamente prejudiciais. Basta recordar a venda do património da Igreja, no século XIX, que teve como resultado a constituição de enormes latifúndios ou criminosa Campanha do Trigo de Salazar. As consequências destas politicas estão patentes no perfil demográfico da região, sendo que em 1960 tinha cerca de 760000 habitantes e hoje terá pouco mais de 520000.
Os únicos governos que tiveram realmente em conta os interesses da população alentejana foram os de Vasco Gonçalves, que pela primeira vez tratou os trabalhadores como seres humanos, o que pode ser comprovado com a ternura com que ainda hoje as pessoas que o viveram falam do período do PREC.
No Avante! desta semana vem um artigo sobre a situação actual do Alentejo, muito longe do glamour das cimeiras internacionais ou da opulência dos grandes empresários, que são as únicas coisas que atraem José Sócrates.

Sem comentários: