08 outubro 2008

As Lições da Crise

Em 7 de Agosto de 1901, em plena crise capitalista, Lenine publica no jornal Iskra este artigo, intitulado As Lições da Crise. Destaco estas frases:
“As lições da crise, que expuseram o absurdo de subordinar a produção social á propriedade privada, são tão evidentes que até a imprensa burguesa pede agora mais supervisão, por exemplo sobre os bancos. Contudo, nenhuma supervisão irá evitar que os capitalistas manobrem as suas empresas (de forma fraudulenta) em tempo de expansão, que acabarão por entrar em bancarrota, mais cedo ou mais tarde (…)
Lembramos também os casos relatados no Iskra, de capitalistas que estendem o horário de trabalho e despedem trabalhadores conscientes da sua posição de classe, para os substituir por outros mais submissos. (…)”

Parece que não mudou muito desde o tempo de Lenine.

3 comentários:

Fernando Samuel disse...

As mesmas origens produzem as mesmas crises...


Um abraço.

Anónimo disse...

Camarada,...nunca a luta de classes esteve tão actual e tão difícil, pois os métodos utilizados pelos reaccionários /fascistas dissimularam-se e tornaram-se muito sofisticados !! mas o povo unido vencerá ! Abraço!

Anónimo disse...

Camarada,
Importante este esclarecimento, frases como estas: "nenhuma supervisão irá evitar que os capitalistas manobrem as suas empresas (de forma fraudulenta)", aproximam-nos a necessidade de exercer a nossa vontade.

A revolução é hoje!